[ad_1]
A pizza é um dos pratos mais democráticos no mundo. Ela nasceu na Itália, mas ganhou diversas versões de massa e sabores pelo mundo. Para os brasileiros, ela tem que ser redonda com recheio generoso. Pizza boa ajuda a reunir os amigos e junta a família, ainda mais se for feita em casa. Por isso, o chef de cozinha Hedrian Guedes, de uma pizzaria de Santos, passou a receita dele e ensinou como fazer uma pizza perfeita, da massa ao recheio, no conforto de casa.
Essa reportagem faz parte da série ‘Em casa’, do G1, que foi criada durante a pandemia do novo coronavírus. Chefs e profissionais da gastronomia ensinam, de forma simples e direta, como fazer receitas básicas da culinária brasileira e a não errar na hora do preparo, garantindo pratos simples e gostosos no dia a dia.
Pizza napolitana e de pepperoni feita pelo chef Hedrian Guedes — Foto: Divulgação/Pizza Co.
Misture os secos em uma tigela. Faça um buraco no meio e adicione a água e o óleo. Misture com as mãos. Depois que ela começar a grudar na mão, coloque em uma bancada enfarinhada e sove a massa. Deixe a massa descansando.
É possível deixar cerca de 30 minutos direto próximo a um local quente como, por exemplo, perto do forno. A segunda opção é deixar descansando por 15 minutos, sovar novamente e deixar por mais 15 minutos.
“O importante da massa da pizza é ela descansar. O tempo de fermentação dela vai fazer o diferencial. Aquela massa crocante, ao mesmo tempo tem aquele meio fofinho”, explica o chef.
Após deixar descansando, abra a massa com um rolo, em uma bancada enfarinhada. Passe um pouco de molho de tomate e faça uns furinhos com um garfo. Leve a massa a um forno pré-aquecido a 200 graus por cerca de 10 minutos. Retire, coloque o recheio e leve novamente para assar por cerca de 10 a 15 minutos ou até o recheio estar bem derretido ou gratinado.
Massa da pizza deve descansar por 30 minutos, segundo o chef Hedrian Guedes — Foto: Divulgação/Pizza Co.
Segundo o chef, depende do forno. Normalmente, quando ela estiver levemente dourada nas bordas, após cerca de 10 a 15 minutos, no forno convencional. “Tenha bastante cuidado na hora de manusear. Se ela estiver bem firme é porque está boa”, orienta.
Utilize ingredientes bons e frescos. Verifique se os convidados gostam do recheio, se há ingredientes picantes ou em uma quantidade exagerada. Distribua bem o recheio por toda a massa com uma técnica recomendada pelo chef:
“Passe o molho sempre em movimentos circulares. Eu jogo a muçarela, por exemplo, de dentro para fora, para deixar bem uniforme. Esse é um dos segredos que tem na hora de montar a pizza”.
Pizza de hamburguer — Foto: Divulgação/Pizza Co.
Sim. É recomendado que seja congelada a massa pré-assada.
Os sabores clássicos sempre saem mais, segundo o chef, como a marguerita e a muçarela com calabresa. Além disso, as pizzas diferentes como a ribs barbecue, feita com costelinha suína e molho barbecue, e as veganas.
“A pizza aceita tudo, você pode usar desde um strogonoff até o básico da muçarela, do parmesão. Do simples ao criativo e extraordinário.
Pizza doce de chocolate com morangos — Foto: Divulgação/Pizza Co.
[ad_2]
Source link