Colmeia é retirada por Grupamento Ambiental após ataques de abelhas em Guarujá, SP | Santos e Região
5 de julho de 2020
VÍDEOS: Jornal da Tribuna 2ª Edição de terça-feira, 7 de julho
7 de julho de 2020

Novo Quebra-Mar promete oferecer mais atrações a turistas e moradores de Santos | Santos e Região

[ad_1]

O Parque Roberto Mário Santini, localizado no Emissário Submarino de Santos, no litoral de São Paulo, ganhará diversos serviços e novas atrações até o começo do próximo ano. Denominado ‘Novo Quebra-Mar’, o projeto de revitalização promete implementar uma nova entrada e iluminação, pista de skate, quadra de basquete, restaurante e quiosques. A escultura de Tomie Ohtake também passará por manutenção.

As obras começam nesta segunda-feira (6) e devem ser entregues em até 180 dias. O objetivo, segundo a prefeitura, é transformar um “importante local de lazer e esportes em referência para eventos olímpicos, entretenimento, gastronomia e contemplação”, oferecendo aos moradores e turistas uma nova experiência em um ponto estratégico da cidade após o fim da pandemia.

O parque terá uma nova entrada principal, formada por três arcos, e também um novo imóvel de 180m², que será construído para abrigar a Guarda Civil Municipal (GCM), vestiários, copa, posto médico, sanitários e fraldário. O piso será totalmente substituído, garantindo acessibilidade, e serão instaladas câmeras de monitoramento, cornetas sonoras para alertas e advertências e Wi-Fi.

Parque terá nova entrada após projeto de revitalização — Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos

Mundos Radical, Kids e 013

As novas atrações do parque foram organizadas por conceito, formando os mundos Radical (voltado aos esportes), Kids (para as crianças) e 013 (opções relacionadas à identidade da cidade). O Mundo Radical terá uma quadra olímpica de basquete 3×3 e uma pista de skate homologada pela Confederação Brasileira para receber provas e circuitos internacionais nas modalidades street e park.

O parque ainda contará com as primeiras áreas de pump track da cidade, que consistem em espaços poliesportivos para circuitos de bicicletas, patins, patinetes, skate e cadeira de rodas, nas modalidades infantil e radical (para prática de BMX). As intervenções prometem incentivar modalidades olímpicas que estrearão nos Jogos de Tóquio em 2021.

Haverá, ainda, escalada para ser praticada nas modalidades speed, lead (ambas com torres de 17 metros de altura) e boulder (no formato de uma baleia de 5 metros de altura). A estrutura das torres será a base para a tirolesa, que terá um cabo de aço para travessia de 150 metros de extensão.

Novo Quebra-Mar irá incentivar a prática de esportes em Santos — Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos

A criançada também ganhará diversas novas atrações para se divertir e praticar esportes. A prefeitura promete construir uma pista de patinação ampliada e duas fontes interativas, uma formando o desenho de um labirinto e outra na forma de um tubo, simulando uma manobra de surfe. O projeto ainda conta com um playground acessível em forma de barco e um novo brinquedo, o zip cross, que se assemelha a uma tirolesa.

A administração também visa manter a identidade da cidade no ‘Novo Quebra-Mar’. Os dois prédios já existentes serão mantidos e um deles receberá um estúdio de tatuagem. Os imóveis serão grafitados por um artista local, valorizando ícones do esporte relacionados ao município. O parque ainda ganhará o monumento ‘Eu Sou 013’, onde os moradores e turistas poderão tirar fotos.

Moradores e turistas ainda poderão registrar a passagem pelo novo monumento — Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos

O projeto conta, ainda, com dois novos quiosques com mesas e cadeiras para consumo, além de um restaurante e um espaço multiuso para contemplação, realização de eventos ou encontros de música. Próximo a essa área, a escultura de Tomie Ohtake, que passará por limpeza e tratamento, terá um mirante e um espaço para exposição.

O paisagismo que estará presente em todo o parque dará novo desenho ao monumento em homenagem aos imigrantes japoneses, que será deslocado para a Praça Jardim das Gerações. O paisagismo em forma de arcos representando gerações japonesas e um círculo central com a simulação da bandeira do Japão serão os elementos em homenagem à colônia.

Parque Roberto Mário Santini contará com novos quiosques e restaurantes — Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos

De acordo com a prefeitura, o pacote de intervenções foi autorizado pela Sabesp, Cetesb, Ibama e Secretaria de Patrimônio da União (SPU), passando por consulta do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat). As obras na plataforma do Emissário Submarino e em parte do jardim da praia foram aprovadas pela Câmara Municipal. O projeto é da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e as obras serão fiscalizadas pela Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi), com apoio da Secretaria de Serviços Públicos (Seserp).

Elas serão custeadas com recursos do Termo de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigadoras ou Compensatórias (Trimmc), firmado entre a prefeitura e a empresa Valoriza Energia SPE Ltda, que estuda a instalação de uma unidade de recuperação de energia, a partir de resíduos sólidos, em uma área particular no Sítio das Neves, na Área Continental da cidade.

Reforma do Parque Roberto Mário Santini deve ficar pronta em até 180 dias — Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos

[ad_2]

Source link

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *