Participação programa Contra o tempo – ISTV.
11 de julho de 2020
MORADIAS POPULARES 
11 de julho de 2020

SAÚDE DA CIDADE NA UTI

Em meio a crise mundial da saúde pela Covid-19, onde uma das preocupações é a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) conseguir atender a todos que possam vir a ficar doente, especialmente os grupos de riscos, como idosos e doentes crônicos, Cubatão sofre ainda com diversas falhas no sistema e com a má condução do problema por parte da autoridade do Executivo.
O tão frágil sistema de saúde de Cubatão vem enfrentando o caos há tempos: no começo da atual gestão o município manteve o único Hospital fechado por quase um ano, as instalações das UBSs estão precárias, há falta de médicos e remédios, e para piorar ainda mais a situação o nome que irá conduzir a pasta ainda não foi definido, já que a secretária se aposentou e a chefe de Divisão de Atenção Básica, solicitou a exoneração.
Os números de novos casos do vírus na Cidade vêm aumentando assustadoramente, mas o que chama atenção também são os cuidados após a alta do paciente com coronavírus. Conforme recomendação médica dependendo do caso do paciente são previstos acompanhamentos de algumas especialidades, e hoje, a  Secretaria de Saúde de Cubatão não conta em seu quadro com nefrologista e pneumologista. Outras áreas em déficit são ortopedia, otorrinolaringologia, oftalmologia, reumatologia, hematologia e cardiologia pediátrica.
Outro assunto que me causou estranheza foi quanto a falta de geriatra no Centro de Referência ao Idoso (CRI), local este que deveria contar com uma equipe multidisciplinar com atenção exclusiva a Terceira Idade, e ainda assim, a especialidade que deveria ser primordial não tem.  O centro infelizmente conta hoje apenas com um profissional de cada área: urologia, neurologia e cardiologia.
Já é hora dessa administração incompetente reformular as estratégias equivocadas na Saúde e adotar uma postura de comprometimento com a população cubatense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *